Serviços

Ensaio de Carregamento Dinâmico (PDA)

•Determina a capacidade de qualquer tipo de estaca de fundação de maneira muito mais rápida e econômica do que as tradicionais provas de carga estáticas.

É realizada durante a cravação ou numa recravação da estaca, usando o próprio martelo de cravação.
Consiste na colocação de quatro ou mais sensores na parte superior da estaca, presos por meio de parafusos. Os sensores são reaproveitáveis.
Os sinais dos sensores são enviados para o PDA através de cabo ou através de sinal de rádio.

O PDA processa e armazena os sinais, além de calcular e exibir vários dados de interesse, após cada golpe do martelo. As principais informações fornecidas pelo PDA em tempo real são:
-Capacidade de carga calculada pelo método simplificado CASE. Este método se aplica a estacas uniformes, e fornece uma estimativa preliminar da capacidade de carga da estaca na ocasião do ensaio.
– Integridade da estaca – o ensaio é capaz de detectar e quantificar defeitos e falhas estruturais ao longo da estaca.
Tensões máximas provocadas pelo golpe, ao longo da estaca.
Energia transferida para a estaca, o que permite avaliar a eficiência do sistema de cravação.

Os sinais obtidos em campo são posteriormente submetidos à análise CAPWAP®, que fornece a capacidade de carga com exatidão, determinando a distribuição de atrito lateral ao longo do fuste e a contribuição de ponta, além de prever a curva carga-recalque de uma eventual prova de carga estática executada na estaca naquele momento.

No caso de estacas moldadas “in loco” é utilizado um martelo de queda livre, sendo recomendada a utilização de um pilão com peso equivalente a 1,5 % a 2,0% da carga de ruptura prevista. É necessária a execução de bloco no topo da estaca, com ferragem especial para suportar a aplicação dos golpes, e a colocação de chapas de madeira compensada no topo do bloco.
 

Ensaio de Integridade PIT

Trata-se de ensaio não destrutivo com o principal objetivo de detectar e localizar falhas na concretagem ou estreitamentos em estacas de concreto.

É executado através da fixação de um acelerômetro de alta sensibilidade, em geral no topo da estaca sob teste. O acelerômetro é fixado por meio de uma cera especial.

O ensaio consiste na aplicação de diversos golpes com um martelo de mão, no topo da estaca.

O sinal do acelerômetro é enviado ao aparelho PIT, para processamento, exibição e armazenamento.

A análise dos sinais pode ser feita em campo, porém em geral é feita posteriormente no escritório.

Outra possível aplicação do ensaio é a determinação do comprimento de estacas já existentes e sem registro de execução.

Teste acústico de concreto - ACT

O ACT (Acoustic Concrete Tester) é um instrumento de ensaio não destrutivo usado para medir a espessura de pavimentos, lajes, sapatas e revestimentos de túneis, além de identificar também falhas como laminações, vazios e lascas.

Rápido e preciso, o ACT funciona através de ressonância de ultrassom, e mede espessuras entre 75 e 900 mm, sem necessidade de impactar ou furar a estrutura a ser medida.

A medição de espessura com o ACT consiste na colocação de duas pequenas sondas na estrutura a ser testada. O uso de um tubo telescópico permite medições em estruturas de difícil acesso. Um impulso é gerado ao tocar-se a tela do aparelho. A espessura é determinada pela medição da frequência natural de vibração da estrutura, e é mostrada diretamente na tela.

Sucessivas medições feitas pelo ACT a intervalos regulares de distância em uma laje são armazenadas, permitindo posterior mapeamento da espessura.

O ACT também mede a velocidade de propagação da onda, dado necessário para o cálculo da espessura, mas que também pode ser usado independentemente.

Ensaio de esclerometria

É o ensaio não destrutivo mais usado no mundo todo para uma primeira análise da qualidade do concreto na obra. O primeiro objetivo do ensaio é medir a dureza superficial, fornecendo elementos para a avaliação do concreto endurecido durante a construção.

Verifica, de forma não destrutiva, a uniformidade do concreto em diferentes partes de uma estrutura.

Avalia as características mecânicas por meio de curvas de correlação.

Analisa as mudanças nas propriedades do concreto ao longo do tempo
 

Modulus Engenharia Ltda.
Tel. 11 2709-3106 | 11 4836-9193
Cel. 11 99940-4502

Skype: modulusengenharia
E-mail: faleconosco@modulusengenharia.com

LogoModulus

Modulus Engenharia Ltda © 2022 – Todos os Direitos Reservados